Reino Plantae ou Metaphyta – Plantas

As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos, seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese.

Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.

As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra.

Reino PlantaeMetaphyta ou Vegetabilia (Vegetal) é um dos maiores grupos de seres vivos na Terra (com cerca de 400.000 espécies conhecidas, incluindo uma grande variedade de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc). São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelas especializadas na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.

Cerca de 300 espécies conhecidas de plantas não realizam a fotossíntese, sendo, pelo contrário parasitas de plantas fotossintéticas.

Aristóteles (384 a C – 322 a C) classificou os organismos vivos em dois grandes grupos – plantas e animais. Esta maneira de classificar a diversidade de formas de vida permaneceu praticamente inalterada até o início do século XX. Lineu (1707-1778) criou a base do moderno sistema de classificação biológica, atribuindo a esses dois grupos o nível hierárquico de Reino Vegetabilia (mais tarde Metaphyta ou Plantae) e o reino Animalia (também chamado Metazoa). Até a metade do século XIX, ainda se dividiam os seres vivos em dois grandes reinos — animal e vegetal. Nessa época, entretanto, muitos cientistas perceberam que certos organismos, como as bactérias, os mixomicetos e os fungos diferiam das plantas e dos animais. Ao longo do tempo foram propostos novos reinos para acomodar estes organismos. Segundo a classificação proposta por Lynn Magulis os reinos da vida são: monera, protoctista, animalia, fungi e plantae.classificação das plantas

As plantas são dividades de forma informal em Briófitas, Pteridófitas, Gimnosperma e Angiosperma. Os vegetais são classificados quanto à presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores e cuja estrutura reprodutora é pouco visível são chamadas de criptógamas; e as plantas que possuem flores e cuja estrutura reprodutora é bem visível, denominamos fanerógamas. As plantas, quanto à presença ou ausência de vasos condutores, são classificadas em plantas avasculares vasculares.

As plantas avasculares são destituídas de vasos condutores da seiva. Os filos que apresentam vegetais avasculares são:

• Filo Bryophyta (musgos);

Floresta coberta por musgos

 

Floresta coberta por musgos

musgo

• Filo Hepatophyta (hepáticas);


• Filo Anthocerophyta (antóceros).

As plantas vasculares, também chamadas de traqueófitas, possuem vasos condutores de seiva. Dentre os vegetais vasculares há os que possuem sementes e os que não possuem sementes.

Os filos que possuem vegetais vasculares, que não possuem sementes, são:

• Filo Pterophyta (samambaias e avencas);


• Filo Lycophyta (licopódios e selaginelas);


• Filo Sphenophyta (cavalinha);


• Filo Psilotophyta (psilotáceas).

Os filos vegetais que apresentam plantas vasculares com sementes são as Gimnospermas e asAngiospermas.

1. Gimnospermas: vegetais que não apresentam flores, criptógamas e nem frutos.

• Filo Coniferophyta (pinheiros e ciprestes);


• Filo Cycadophyta (cicas);


• Filo Gnetophyta (gnetáceas);

• Filo Ginkgophyta (gincobilobas).

2.    Angiospermas: vegetais que apresentam flores e frutos.

• Filo Magnoliophyta ou Anthophyta (árvores, capins, etc.).

(Nelumbo Lucifera) Flor de Lótus

(Oryza sativa) Arroz

(Jolokias joi) Pimenta

(Heleconia wagneriana)